31 de jan de 2010

Cromoterapia
Luzes que curam a alma

As cores exercem um papel importante em tudo que possui vida, no homem, nos animais e nos vegetais. Tudo está envolvido por uma Aura, e uma de suas funções é absorver a energia da luz branca da  atmosfera que então flui para diferentes partes do corpo a fim de revitaliza-lo. A aura é a manifestação conjunta do corpo, da alma e da mente dos seres humanos, que se revela em torno de nós em forma de Luz. Os raios cósmicos penetram pelo lado esquerdo de polaridade negativa, num sentido ascendente, e sobem pelo lado direito de polaridade positiva, permanecendo em constante movimento. A luz da Aura está distribuída em três campos: o etérico, o emocional e o mental. Qualquer mudança de pensamento, pode alterar a cor de nossa aura. Se estiver carregada de energias negativas, poderá envenenar a atmosfera em torno do indivíduo, bem como seus objetos, casa, ambiente de trabalho e etc.
O tratamento pelas cores não é apenas uma força física, mas espiritual, formando assim um vínculo entre o corpo físico e as forças ou vibrações de um nível mais elevado de consciência e crescimento espiritual.
As cores podem ser utilizadas com muita eficiência por todos como um complemento de um tratamento dado por um médico, homeopata, terapeuta, acupunturista, ou simplesmente, a título preventivo. Existem métodos práticos de se aplicar a cromoterapia, como por exemplo: pela alimentação, por roupas coloridas, luzes e visualizações de cores. Devo lembrar que, a cromoterapia não age contra os sintomas, mas estimula um fluxo de energia potencial curativa.
AS CORES


A medicina chinesa tradicional considera a dietética como um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde. Dando como importância 5 órgãos considerados como principais pelas funções orgânicas: o coração, o fígado, o baço, os rins e os pulmões. Esses órgãos estão relacionados com as cores: vermelho, azul, verde, branco, negro e amarelo. Os chineses, que não tinham profundo conhecimento científico das vitaminas, estabeleceram um sistema dietético que lhes permitia controlar a energia dos órgãos pelas cores dos alimentos e seus sabores.

ALIMENTOS ACONSELHADOS - COR- ORGÃO
Tomates, pimentões vermelhos, beterraba, paprica, carnes... -  Vermelho - Coração
Legumes verdes, saladas, ervilhas, espinafre, batatas, peixes... - Azul ou Verde -   Fígado
Rabanetes, couve branca, aipo, nabo silvestre, couve flor, aves... - Branco -  Pulmões
Cenouras, frutas, alimentos com sabor azedo(cítricos) milho, manteiga , ovos ... - Amarelo - Baço

AS CORES ATUANDO NOS CHAKRAS
A cromoterapia é um trabalho terapêutico aplicado por luzes coloridas e cientificamente comprovado pela física. A transmissão das cores atua tanto no plano físico, quanto energético que reequilibra e restaura a saúde no ser humano. Cada cor traz um benefício físico e psicológico.
Cada cor se relaciona com um chacra (centros de energia do corpo).


CHAKRA - VERMELHO - CHAKRA BÁSICO - PRIMEIRO 
É a cor vitalizadora em potencial, muito rica em raios caloríficos, pois estimula a força criativa do ser humano e os processos de restauração orgânica. Ativa a circulação sanguínea levando calor às artérias, aumenta os glóbulos vermelhos do sangue e produz ferro. Estimula o fluido da medula espinhal, o sistema nervoso e os nervos sensoriais.




CHAKRA CENTRO ESPLÊNICO - SEGUNDO CHAKRA – LARANJA
É a cor que possui efeito anti-espasmódico,muito aplicada em casos de espasmos musculares e cãibras de qualquer gênero. Fortalece e expande os pulmões, região do baço. É a cor desbloqueadora e de desprendimento de processos tanto físicos como emocionais. Atua no emocional intensificando as emoções e nos traz uma sensação de bem estar, disposição, autoestima, removendo tristezas e é anti-depressiva.



CHAKRA PLEXO SOLAR - TERCEIRO CHAKRA - AMARELO
É o raio que fornece o máximo de energia, sua propriedade expansiva torna nossa mente mais clara e lógica. Desenvolve a racionalidade e amplia as idéias para novos horizontes. É um centro muito importante para o sistema nervoso e para o controle do processo digestivo, provocando o aumento do suco gástrico (secreção estomacal da bílis e da saliva).




CHAKRA CARDÍACO - QUARTO CHAKRA - VERDE
Localizado na área do coração, tem um efeito calmante, refrescante, suavizante em todo o organismo e normaliza as funções de todas as glândulas. Facilita na digestão por agir na decomposição molecular dos alimentos e não por estimular o aparelho digestivo. Possui excelente ação em equilibrar as emoções.


CHAKRA LARINGEO - QUINTO CHAKRA - AZUL
É considerada a cor de maior propriedade terapêutica, relaxa o corpo e regula o desenvolvimento dos tecidos da estrutura orgânica. Regenerador celular. Produz efeito, calmante, anti-séptico, bactericida, adstringente, absorvente e analgésico em todos os órgãos do corpo humano. Diminui a pulsação cardíaca, indicado em casos de inflamações e infecções, principalmente acompanhadas de febre. É responsável pela auto-expressão de ser humano através da palavra.

CHAKRA FRONTAL - SEXTO CHAKRA - ÍNDIGO
Possui um efeito dissipador, relaxante das tensões e ao mesmo tempo energiza o corpo físico. É uma cor fria, deprime o sistema nervoso, linfático e cardíaco, ajuda a reduzir ou parar a hemorragia, tem efeito coagulante. É considerado o chakra Espiritual e da terceira visão.




CHAKRA CORONÁRIO - SÉTIMO - CHAKRA - VIOLETA
É a cor da divindade e também mantem a estabilidade, eleva a auto-avaliação e a auto-estima da pessoa que perde o senso da beleza humana. Devolve o ritmo do sistema orgânico, alimenta o sangue e a parte superior do cérebro. purifica o sangue, facilitando a produção dos leucócitos ( glóbulos brancos), estimula o baço. Transmutadora de energias.




EXERCÍCIO DE CROMOTERAPIA PARA BENEFÍCIO PRÓPRIO
1 - Procurar deitar-se em lugar calmo, silencioso, na penumbra e relaxar o corpo.
2 - Respirar pausadamente por 3 vezes, inspirando pelo nariz e soltando pela boca.
3 - Manter-se afastado de qualquer pensamento por mais leve que seja.
4 - Mentalizar acima de você uma bola de luz bem reluzente, do tamanho de uma laranja.
5 - A cor a ser mentalizada, depende do problema a ser solucionado, conforme sua necessidade.
6 - Após formar a bola de luz , traga-a até o local onde você necessita da cor.
7 - A cor deve ser mentalizada envolvendo o local a ser tratado por 20 minutos, se for duas cores, por 10 minutos, se for três cores,  por 5 minutos cada cor.
8 - Deixe a bola de luz agir, após o tempo determinado, eleve-se mentalmente ao espaço, cortando a mentalização.
Mandalas
As formas que equilibram
MANDALA AZUL - LUZ DE CONSCIÊNCIA
Mandala em sânscrito significa círculo, elemento que sincretiza a totalização da vida. Dentre as inúmeras práticas de meditação vindas do Oriente, a utilização da Mandala possibilita o retorno à harmonia e ao equilíbrio; à unidade do homem com sua essência e natureza originais.
Há mais de três mil anos, a Mandala tri dimensional já era confeccionada em comunidades do Tibet, sob orientações de líderes espirituais marcando as transformações sócios-políticas. Já na Índia a Mandala é usada como um rosário para concentração e meditação. Para nós Ocidentais, a Mandala, num primeiro contato possui um caráter lúdico, mas pelas suas múltiplas formas e cores, atingimos um estado de concentração cada vez maior seguido de um profundo relaxamento, um verdadeiro mergulho no círculo da totalidade, o círculo restaurador. Ela auxilia na reorganização interior, na prática do Feng Shui proporciona a cura dos locais com energias desordenadas, possibilitando a harmonia e bem estar aos ambientes.


As mandalas é um diagrama capaz de representar as relações entre o ser humano e o Cosmo. Segundo Jung, contemplar, sonhar ou meditar com mandalas é parte natural do processo de individuação. As mandalas nos leva a uma inegável descarga de tensão, por isso tem grande importância na época contemporânea, devido ao constante estado de estresse que vive a humanidade. Muita Luz.

Nenhum comentário: